Thayssa Roriz
Aleitamento Materno

A importância do aleitamento materno

O Agosto Dourado simboliza uma campanha para promover, apoiar e incentivar a amamentação. Assim, as ações de saúde neste mês se voltam para a importância desse alimento essencial para o desenvolvimento saudável de bebês e crianças nos primeiros anos de vida, os benefícios para a mãe, para a sociedade e para o planeta.

Amamentar é um ato político. É resistir, é doação e superação.

O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida quando chegamos ao mundo. Sendo diferente dos demais leites, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares, água, substâncias imunoprotetoras. Tudo que uma criança precisa. Tudo isso para um desenvolvimento saudável e que previna doenças e infecções.

Portanto, o aleitamento materno deve ser único até os 6 meses de idade. Pois nessa fase, o bebê tem todos os nutrientes que precisa. Não sendo necessário dar chás, água ou outros alimentos para o bebê.

Além disso, a pega e a posição correta são muito importantes para que o bebê tenha uma boa sucção durante a amamentação.

É essencial falarmos sobre outros pontos essenciais para que uma mulher consiga e possa amamentar pelo tempo recomendado pelos órgãos de saúde ou mais:

  • Políticas de saúde pública – que facilitem, incentivem e possibiltem a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê e em livre demanda por pelo menos até os 12 meses;
  • Rede de apoio – profissionais, amigos, familiares que incentivem e apoiem a mulher na sua decisão e jornada da amamentar.

Quanto mais se amamenta, mais saúde para mãe e filho.

A partir dos 6 meses, pode-se começar a introdução alimentar, já que é o complemento para a amamentação até os 12 meses do bebê.


Sejamos rede de apoio para outras mulheres que pretendem e que amamentam.

Conclusão

O leite materno é único e insubstituível. Além do mais, é de fácil digestão, está sempre pronto, na temperatura ideal, além de não custar nada.

Amamente seu bebê!

Curtiu o artigo? Acredito que você vai querer saber sobre a A pega correta e a importância para o sucesso da amamentação.

Deixe nos comentários suas dúvidas!

Thayssa Roriz - Introdução Alimentar e Nutrição Infantil

Thayssa Roriz

Formada em nutrição, mãe do Cadu e da Cora, apaixonada pelo poder da transformação de uma introdução alimentar bem conduzida.

Gostou? Ajude esse post a chegar a mais famílias.

Você também pode gostar.

Deixe seu comentário ou dúvida aqui.