Amamentar é um ato político. É resistir, é doação e superação.
O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida quando chegamos ao mundo. Sendo diferente dos demais leites, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares, água, substâncias imunoprotetoras. Tudo que uma criança precisa. Tudo isso para um desenvolvimento saudável e que previna doenças e infecções.
Portanto, o aleitamento materno deve ser único até os 6 meses de idade. Pois nessa fase, o bebê tem todos os nutrientes que precisa. Não sendo necessário dar chás, água ou outros alimentos para o bebê.
Além disso, a pega e a posição correta são muito importantes para que o bebê tenha uma boa sucção durante a amamentação.
É essencial falarmos sobre outros pontos essenciais para que uma mulher consiga e possa amamentar pelo tempo recomendado pelos órgãos de saúde ou mais:
- Políticas de saúde pública – que facilitem, incentivem e possibiltem a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida do bebê e em livre demanda por pelo menos até os 12 meses;
- Rede de apoio – profissionais, amigos, familiares que incentivem e apoiem a mulher na sua decisão e jornada da amamentar.
Quanto mais se amamenta, mais saúde para mãe e filho.
A partir dos 6 meses, pode-se começar a introdução alimentar, já que é o complemento para a amamentação até os 12 meses do bebê.
Sejamos rede de apoio para outras mulheres que pretendem e que amamentam.
Conclusão
O leite materno é único e insubstituível. Além do mais, é de fácil digestão, está sempre pronto, na temperatura ideal, além de não custar nada.
Amamente seu bebê!
Curtiu o artigo? Acredito que você vai querer saber sobre a A pega correta e a importância para o sucesso da amamentação.
Deixe nos comentários suas dúvidas!