A apresentação dos alimentos é uma fase muito importante na vida do bebê e de toda a família e escolher qual o melhor método para a introdução alimentar é fundamental para que seja um período leve e que contribua para a construção de uma boa relação do bebê com a comida.
Quer saber qual o melhor método para introdução alimentar que você pode utilizar e que vai fazer com que seu bebê coma super bem? Fique comigo até o final que vou fazer a análise dos principais e revelar qual o melhor método pra você utilizar com seu seu bebê.
Através da introdução alimentar o bebê vai começar construir uma relação com a comida (positiva ou não) e desenvolver seus hábitos alimentares e também o paladar.
Se essa relação vai ser positiva ou não, vai depender também da forma como os alimentos serão apresentados nessa fase e por isso, é importante saber qual o melhor método para a introdução alimentar.
E assim como em todas as áreas desse nosso maternar, existem muitas informações disponíveis e de várias fontes. O que acaba deixando a gente ainda mais confusa. E com a Introdução Alimentar não é diferente e é comum que as famílias fiquem sem saber por onde começar e como começar.
Os 3 principais métodos de Introdução Alimentar são: o método blw, o tradicional – também chamado de papinha e o método participativo. Já vou explicar sobre esses 3.
O método tradicional é o mais popular por ser o mais antigo…
O blw…
A participativa…
E depois de atender tantas famílias que estavam iniciando a introdução alimentar e também de me preparar para a introdução alimentar do meu primeiro filho que hoje já está com 3 anos e meio, eu me aprofundei ainda mais no método blw que era o que mais eu me identificava, justamente pelo fato de priorizar a autonomia do bebê.
Porém percebi na prática e também com o feedback dos meus pacientes que esse método não estava sendo 100% aplicável para as mães reais e atuais por conta da rotina da família e cultura que é bem diferente da cultura da criadora do método.
E a ideia de oferecer os alimentos amassados não me fazia sentido, primeiro pelo fato de ter um trabalho a mais, segundo por ter que alimentar primeiro o meu bebê para depois então eu tentar comer (porque, né, depois da comida a criança quer sair da cadeira…) e terceiro porque eu entendo como é importante o bebê conhecer e entender os alimentos pra que ele tenha uma boa alimentação no futuro.
Então, adaptei o método blw para a rotina da maioria das mães (inclusive a minha) juntando com todo meu conhecimento em nutrição com os estudos do desenvolvimento do bebê, a nutrição comportamental e a praticidade e otimização que adquiri trabalhando anos dentro de cozinha industrial.
Além disso, percebi como é importante para nós, mães, ter acesso a informação de qualidade e rede de apoio para caminhamos juntas, ver que não estamos sozinhas nessa incrível arte de educar.
E com isso criei o meu método Nutrindo o Futuro. Uma forma prática e respeitosa de apresentar os alimentos para o bebê e conduzir essa fase tão importante com mais leveza, garantindo informação e também rede de apoio com uma comunidade exclusiva.
E se você quer saber mais…