O que bebê de 6 meses pode comer

O que bebê de 6 meses pode comer na Introdução alimentar?

Para começar a Introdução Alimentar do seu bebê é importante saber quais alimentos oferecer para o ele sem colocar a segurança e saúde dele em risco

Seu bebê de 6 meses está começando uma nova fase alimentar. A partir de agora serão muitas descobertas de sabores e texturas. Por isso, saber o que bebê de 6 meses pode comer ajuda na introdução Alimentar.

Sabemos que o aleitamento materno exclusivo é recomendado pelos principais órgãos de saúde até os 6 meses de vida, portanto, a introdução de novos alimentos para seu bebê será complementar, até por volta de 12 meses, em que incia um processo gradativo dessa troca.

Cada bebê tem seu tempo, alguns já apresentam os sinais de prontidão para a Introdução Alimentar aos 6 meses, outros podem demorar um pouco mais para demonstrar todos os sinais. E não se preocupe, é normal!

A partir dessa idade, juntamente com os sinais de prontidão, já é possível estimular o contato da sua criança com os novos alimentos.

Ofereça alimentos saudáveis para seu bebê aos 6 meses

A Introdução Alimentar do bebê de 6 meses deve-se iniciar com novos alimentos no cardápio, intercalando com as mamadas ou com o uso de fórmula láctea própria para a idade, lembrando sempre que o leite é a principal fonte de nutrientes do seu pequeno.

É interessante pensar na Introdução Alimentar como uma fase de apresentação de novos alimentos para o seu bebê, e você pode começar a oferecer alimentos como legumes, verduras e frutas com cortes e texturas adequados, para estimular a mastigação, mesmo que ele ainda não possua dentes.

O que bebê de 6 meses pode comer

Os alimentos mais fáceis para essa fase de introdução da alimentação do bebê são:

  • Brócolis;
  • Cenoura;
  • Batata;
  • Couve-flor;
  • Milho na espiga;
  • Abobrinha;
  • Banana;
  • Abacate;
  • Mamão;
  • Melancia;
  • Manga

Estes são os alimentos mais fáceis de adequar corte, textura e que normalmente possuem mais aceitabilidade pelos bebês, mas todos os outros alimentos, nos mais diversos sabores e texturas, também podem e devem ser oferecidos à criança. Dessa forma, ela terá seu paladar ampliado e fará novas experiências.

Veja o vídeo abaixo que mostro como oferecer o abacate para o seu bebê. Um dos melhores alimentos que bebê de 6 meses pode comer.

Um ponto muito importante são os cortes corretos dos alimentos, para que o bebê de 6 meses consiga pegar sozinho e levar à boca sem muita dificuldade. Normalmente, devem ser cortados em forma de bastão um pouco maior que a mão do bebê fechada.

A textura adequada para os bebês em início da introdução alimentar é pouca coisa mais macia que o tradicional “ao dente”, de forma que não fique ao ponto que o bebê esmague o alimento ao pegar e nem duro que ele não possa morder usando apenas as gengivas.

3 dicas para saber o ponto ideal:
• Espetando um garfo, e este deve furar o alimento sem dificuldades;
• Colocando um pedaço na sua boca e empurrando-o com a língua contra o céu da boca sem dificuldades;
• A textura é parecida com a de uma banana madura.

Tão importante quanto saber o que bebê de 6 meses pode comer, é ter em mente que alguns alimentos devem ser evitados nos dois primeiros anos de vida do bebê:

  1. Sal (até 1 ano);
  2. Açúcar (de qualquer origem, incluindo mel e
    adoçantes como xilitol – até 2 anos);
  3. Frituras (até 2 anos);
  4. Enlatados (até 2 anos);
  5. Processados (até 2 anos);
  6. Industrializados (até 2 anos);
  7. Chás estimulantes e café (até 2 anos);
  8. Sucos de fruta (mesmo que naturais – até 1 ano);
  9. Leite de vaca e derivados (queijos, iogurtes… – até 1
    ano);

Em relação aos temperos, no início, o ideal é que os alimentos sejam oferecidos sem temperos para que o bebê entenda qual o verdadeiro sabor de cada um. Aos poucos, é interessante que você comece a utilizar temperos naturais frescos ou desidratados.

Esse é o melhor momento para desenvolver hábitos saudáveis e uma boa relação com a comida.

Conclusão sobre o que bebê de 6 meses pode comer

Lembre-se que a introdução de novos alimentos é uma oportunidade de apresentar novas formas de se alimentar, apenas uma complementação da alimentação, que antes era exclusiva do leite materno.

Agora, seu bebê de 6 meses vai continuar mamando e irá comer alimentos saudáveis, cheios de novos nutrientes.

Deixe que essa nova fase do seu bebê seja uma experiência única para toda a família, portanto, faça as refeições à mesa com a família reunida, afinal, os pais são os maiores exemplos.

Saiba como escolher a Cadeira de Alimentação adequada para seu bebê para uma Introdução Alimentar segura.

Dúvidas sobre a Introdução Alimentar? Deixe seu comentário.

Thayssa Roriz - Introdução Alimentar e Nutrição Infantil

Thayssa Roriz

Formada em nutrição, mãe do Cadu e da Cora, apaixonada pelo poder da transformação de uma introdução alimentar bem conduzida.

Gostou? Ajude esse post a chegar a mais famílias.

Você também pode gostar.

Deixe seu comentário ou dúvida aqui.