Meu bebê parou de comer com um ano

Meu bebê parou de comer com um ano, e agora?

É realmente bonito ver um bebê conhecendo novas texturas, novos sabores, mas nem sempre o bebê aceita os alimentos que oferecemos. E é justamente por volta de um ano de idade que as mães sempre reclamam de que o bebê parou de comer.

Sem dúvidas, o processo de introdução alimentar é uma fase que envolve várias descobertas, trazendo várias alegrias e, de certo modo, algumas frustrações.

Durante a introdução alimentar o bebê passa por diversas fases.

Essas fases são muito normais nos bebês. Por isso, não se assuste! Continue comigo e entenda melhor o que acontece durante esse processo que faz com que o seu bebê, a partir de um ano, deixe de comer.

Fase de inapetência: o que está acontecendo?

Como dito anteriormente, na introdução alimentar ocorrem períodos em que a criança simplesmente deixa de ter vontade de comer (apetite). Para ela é super normal.

Para os pais, ou os cuidadores, é motivo para deixar seus cabelos em pé. Saiba que existem diversos fatores que influenciam no humor, no sono e, principalmente, na alimentação do seu bebê. 

Quando fazem um ano, os bebês costumam, como dito, “parar de comer”. E isso acontece porque, por volta dessa idade, eles passam por uma diminuição na velocidade de crescimento.

O bebê de um ano cresce mais lentamente e, consequentemente, se alimenta de forma proporcional, ou seja, come menos do que um bebê de 6 meses toma o leite ou uma criança de 12 anos, já que eles estão na fase de crescimento rápido.

Não force o bebê a comer!

Um dos maiores erros, principalmente dos pais de primeira viagem (mas compreensível) é que, na hora do desespero e do medo que sentem por ver que o bebê não quer comer e fica rejeitando os alimentos é forçar a criança a se alimentar.

É um erro começar a insistir e tentar fazer com que o bebê coma de qualquer maneira.

Forçar o bebê a comer os alimentos que oferecemos pode (e vai!) atrapalhar essa relação bebê-comida e, assim, auxiliar no desenvolvimento de uma grande seletividade ou até de algum transtorno alimentar.

Assim como utilizar de alguns recursos para que o bebê coma, como por exemplo chantagens, moedas de trocas e distrações das telas.

Devo parar de amamentar?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o leite materno é preconizado como o alimento exclusivo do bebê até o sexto mês e adotado de forma complementar pelo menos os dois anos. Então, não! Você não deve parar de amamentar. 

Tirar o leite materno do bebê não vai ajudá-lo a ter mais apetite e, por isso, comer mais. Pelo contrário. Isso só ajudaria para que problemas de saúde fossem desenvolvidos pelo bebê.

Respeitar o seu bebê é a palavra-chave, até porque deixar o bebê com fome NÃO vai fazer com ele coma mais.

Vale ressaltar inclusive, que você, pai ou cuidador, precisa estar muito atento em quais alimentos compõem a sua mesa.

A partir de um ano, o bebê começa a alimentar-se da comida da família. Lembre-se: você é o espelho do seu bebê; tudo ele observa e imita, logo, exemplos valem mais do que palavras.

E aí, ficou com dúvidas sobre o bebê um ano não quer comer? Deixe nos comentários.

Alerta!
Se seu bebê não anda comendo bem, fique atenta aos níveis de ferro dele e evite doenças graves no futuro