Essa fase da vida dos bebês é coberta de mitos, principalmente por conta de algumas mudanças nas orientações dos alimentos que o bebê não deve comer antes dos dois anos, que no geral, muitas pessoas em especial, os avós! Além do mais, qual a mãe que nunca ouviu de alguma tia ou até mesmo da avó da criança: “não vai fazer mal, deixa ela comer só um pouquinho, você comeu e está viva”?
Preparei esse artigo para ajudar você na tarefa de garantir alimentos mais saudáveis ao bebê, mostrando, assim, a importância em se manter firme e não deixar seu pequeno experimentar alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos, pois pode trazer malefícios à saúde. Continue a leitura e compartilhe com vovós, titias e amigos!
A introdução alimentar é uma fase muito importante na vida do bebê e de toda a família. É uma oportunidade única para conduzir o pequeno de forma que ele possa construir uma boa relação com a comida e bons hábitos alimentares e por isso, existe uma lista de alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos.
Alguns destes alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos, aparecem na lista, pois ele não está preparado para fazer a digestão, isso porque, durante seus primeiros meses de vida, ainda está acontecendo o processo de amadurecimento do sistema digestivo.
Afinal, o leite materno é essencial (e suficiente) para sanar as necessidades nutricionais e deve ser o único alimento até o sexto mês de vida e por ser incrivelmente rico, ele não entra na lista de alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos.
Em contrapartida, depois dos 6 meses, pode-se iniciar a alimentação complementar para que outros nutrientes sejam acrescidos à sua alimentação e auxiliem no desenvolvimento saudável do bebê, porém, fique atenta, pois existem alguns alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos.
Confira agora alguns alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos
A lista dos alimentos que podem ser oferecidos ao bebê no início da introdução alimentar é vasta e depende muito dos costumes alimentares da família, porém, existem alguns alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos e alguns, somente deve fazer parte do cardápio do pequeno após 1 ano de vida, confira:
- Leite de vaca e derivados: o novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde orienta que pode sim ser oferecido e em contrapartida, a Sociedade Brasileira de Pediatria contraindica a oferta desse alimento no primeiro ano de vida;
- Sal (qualquer tipo): os primeiros meses do bebê em que ele tem o contato com os alimentos são importantíssimos para criar hábitos e moldar o paladar e o sal, além dos malefícios para organismo, atrapalha nessa nova relação bebê-comida;
- Peixe cru: pode oferecer risco alto de contaminação e por isso, deve ser evitado no primeiro ano de vida do bebê;
- Sucos de frutas (mesmo que naturais da fruta): ao bater as frutas as fibras são quebradas, aumentando o Índice Glicêmico. Além disso aumentam as calorias consumidas pelo bebê, não contribui para a mastigação e aceitação de frutas.
Confira agora os alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos:
- Açúcar e adoçantes (de qualquer tipo): bebês já nascem com o paladar apurado para alimentos mais adocicados e por isso, mesmo após os 2 anos, não é necessário estimular ainda mais esse paladar, além dos inúmeros malefícios que essa substância trás à saúde;
- Mel: faz parte da lista de açúcares e além disso, possui alto risco de contaminação pelos esporos da bactéria Clostridium botulinum, causadora de Botulismo em bebês;
- Frituras;
- Alimentos industrializados;
- Alimentos enlatados e em conserva;
- Alimentos processados e multiprocessados;
- Chás estimulantes e café (chá preto, verde, mate e outros): são alimentos estimulantes do sistema nervoso central e irritantes da mucosa gástrica.
A lista dos alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos não é tão vasta quanto a dos que ele pode comer nesse período.
Dessa forma, você pode ofertar todas as frutas, verduras e legumes, vários tipos de cereais e leguminosas, carnes e proteínas vegetais, até porque todos esses alimentos não fazem parte da lista dos alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos, são saudáveis e vão participar do bom funcionamento do organismo do pequeno.
Ficou com dúvidas sobre alimentos que o bebê não deve comer antes dos 2 anos? Deixe aqui nos comentários.