Viajar com bebês pode ser um desafio por conta de toda a logística que envolve sair de casa e passar uns dias fora, em especial, quando o deslocamento requer muitas horas em trânsito – seja no carro, motorhome ou avião.
E para te ajudar a não perder nenhuma viagem com seu pequeno por conta da alimentação dele, eu trouxe esse artigo.
Fique comigo até o final, pois tenho muita experiência profissional e pessoal para te passar aqui. Já viajamos de carro, motorhome e avião com os bebês.
A alimentação do bebê durante viagens – menores de 6 meses
Se o seu bebê é menor de 6 meses a alimentação dele durante viagens continua igual: o leite materno (ou fórmula para os bebês que a utilizam).
Pode ser que pela mudança na rotina ele queira mamar mais durante viagens, afinal, peito é muito mais que alimentação, trás segurança, aconchego e inclusive no avião durante a decolagem e aterrissagem o bebê pode mamar para evitar entupir os ouvidos.
Quando o bebê está em aleitamento por fórmula e é menor de 6 meses a alimentação dele continua igual durante viagens.
Em viagens internacionais você pode levar a quantidade de pó da formula e a água referente ao consumo estimado do voo.
A alimentação do bebê em introdução alimentar durante viagens
Se o seu bebê acaba de começar a introdução alimentar, os alimentos ainda são uma grande novidade para ele (e toda a família) e para que as refeições sejam tranquilas, separei detalhes importantes para você se atentar:
Horários do bebê durante viagens
A alimentação do bebê em viagens pode ser mais tranquila quando os horários habituais das atividades principais (sonecas e alimentação) se aproximam ao máximo da rotina em casa.
Por isso, procure oferecer os alimentos para seu bebê mais ou menos nos mesmos horários que as refeições são feitas em casa.
O passeio da família não precisa seguir à risca os horários do bebê e o ideal é incluir os horários dele nas atividades do dia.
A escolha dos alimentos durante viagens
Até 1 ano a comida do bebê não deve conter sal (veja sobre esse assunto aqui) e a grande maioria consome muitas frutas, verduras e legumes, então uma boa estratégia é ir no mercado local e comprar alguns desses alimentos, principalmente os que podem ficar fora de refrigeração para que seu bebê tenha sempre o que explorar nos lanchinhos.
E para que flua muito bem a alimentação do bebê durante viagens, procure continuar incluindo o seu pequeno e busque alternativas saudáveis e que ele possa comer nas grandes refeições.
Os restaurantes por quilo ou self-service são ótimas opções e em sua grande maioria possuem vegetais cozidos sem adição de sal.
Uma outra boa alternativa são os locais baby frindly que normalmente possuem cardápio adaptado para os pequenos.
Marmitas durante viagens
As marmitinhas para almoço e jantar feitas em casa e congeladas podem ajudar muito na alimentação do bebê durante viagens e você pode deixar um potinho congelado em uma bolsinha térmica e pedir para esquentar no avião, caso o vôo seja no horário em que o bebê comeria.
Caso seja possível levar essas marmitinhas preparadas em casa, a alimentação do bebê em viagens poderá ser ainda mais assertiva, assim ele já terá familiaridade com aquelas preparações e a família poderá ficar mais tranquila.
Muitos hotéis possuem frigobar no quarto e você pode colocar as comidinhas congeladas lá e esquentar no restaurante ou cozinha do próprio hotel nos horários das refeições do bebê.
Quanto aos lanchinhos, as frutas locais e da estação são sempre ótimas opções.
Leve alguns snacks durante viagens
Os snakcs podem salvar a alimentação do bebê em viagens mais cansativas, são ótimas alternativas para manter bebês e crianças entretidas. Além disso, podem compor os lanchinhos junto às frutas.
As receitinhas são recomendadas para bebês a partir de 9 meses e o ideal é que os snacks sejam feitos em casa, assim, você pode ter certeza de que os ingredientes são saudáveis e adequados ao seu pequeno.
Separei algumas ideias muito bacanas para você fazer e levar na lancheira:
- Panqueca de banana e cacau – confira aqui
- Mini Falafel – confira aqui
- Palitinhos de fibras – confira aqui
Cozinhar durante viagens
Quando é possível cozinhar no destino (ou até mesmo durante o trajeto no caso do motorhome parado), a alimentação do bebê em viagens pode ficar ainda mais tranquila.
E para que vocês possam aproveitar ao máximo o passeio e não fique muito tempo cozinhando, prepare opções mais práticas com ingredientes locais.
Eu e minha família fizemos um longo passeio em nosso motorhome e a cada parada, eu preparava uma refeição ou lanchinho para que pudéssemos comer alimentos saudáveis e da nossa rotina alimentar e foi uma experiência muito positiva.
Tem alguma dúvida sobre a alimentação do bebê durante viagens? Deixe aqui nos comentários.