Quer ver como isso é incrível? Veja os cientistas. Eles descobrem maravilhas dentro de um laboratório, fazendo vários experimentos, manipulando substâncias e alguns objetos. Da mesma forma são os bebês.
Durante as refeições, pense neles como pequenos cientistas, tendo a cozinha como laboratório deles. Pronto! Combinação mais do que perfeita.
Sim, dá um pequeno receio, mas saiba que você pode ser o condutor dessas experiências incríveis, disponibilizando alimentos seguros para que o seu bebê consiga explorar, fazer testes, entender e aprender.
Quer saber como ajuda o seu filho nesse momento único? Continue conosco e aprenda algumas dicas que vão facilitar o seu dia a dia.
Dicas para ajudar o bebê na hora das refeições
A bagunça faz parte do desenvolvimento do bebê. É durante esse processo que ele descobrirá uma amizade com a comida. Porém, esse momento é importante, também, para evitar que o bebê desenvolva certa repulsa pelos alimentos.
Momento importante, certo? Vale ressaltar, no entanto, que para o bebê é interessante descobrir, por meio da bagunça, se o alimento faz barulho ao cair, se some ao esmagar, se é legal ao tocar a pele e, por último, qual gosto tem.
Familiarizar-se com a comida: essa é a ideia primordial. O objetivo não é só “mandar a comida para dentro”, mas é criar uma boa relação, evitando, assim, problemas futuros.
E quanto à nutrição? Ficará por conta do leite materno ou fórmula. Para auxiliar nessa hora, confira algumas dicas:
- procure manter o bebê sempre perto da família no momento da refeição;
- tenha muita paciência: aproveite este tempo para tirar várias fotos com as carinhas lambuzadas (acredite, isso vai dar muita saudade…);
- deixe a criança se lambuzar, mas reforce o babador;
- tente manter um certo controle na hora da bagunça;
- para que não haja distrações neste momento, evite deixar a criança perto de televisões, celulares, tablets etc.;
- é normal a criança ter menos apetite no primeiro ano de vida, por isso, não precisa encher o prato;
- estimule o bebê por meio de variações nas cores e nas texturas;
- acrescente talheres – próprios para crianças – na hora da bagunça (isso ajudará os movimentos do bebê se tornarem mais precisos).
Uma das ações que os pais, principalmente os de primeira viagem, fazem é frear as mãos da criança. Não faça isso! Deixe ela desbravar o alimento.
A hora da refeição precisa ser um momento agradável e tranquilo, logo, permita que seu filho se solte e sinta as texturas que estão no prato.
Algumas pesquisas, inclusive, indicam que o contato direto com o alimento pode auxiliar o bebê na aquisição do vocabulário, além de ajudar no desenvolvimento do seu bebê, interessante, não é mesmo?
Uma das dicas mais importantes é: SIRVA DE EXEMPLO. Os bebês tendem a imitar os adultos em tudo, inclusive na hora das refeições. Dito isso, tente manter um horário regular para as refeições, isso incentivará o seu bebê a comer sozinho com o tempo.
Para descontrair um pouco veja a bagunça que rolou por aqui em casa:
Ficou com dúvidas sobre a bagunça com a comida? Deixe nos comentários. Teremos o imenso prazer em lhe responder.