Para ajudar, preparei esse artigo, então, fique comigo até o final e entenda como identificar os sinais de saciedade do bebê.
Os seres humanos nascem com um mecanismo natural de capacidade de auto-regulação energética, o que quer dizer que sabem exatamente a hora de parar de se alimentar e no caso dos bebês em aleitamento, sabem a hora de parar de mamar, ou seja, sabemos desde sempre, reconhecer nossos sinais de saciedade.
Acontece que aos poucos isso pode ser perdido por diversos fatores e pode começar ainda na introdução alimentar, quando, sem querer os cuidadores podem atrapalhar esse mecanismo inato e o bebê acaba se distanciando do reconhecimento dos seus sinais de saciedade.
Quando o cuidador insiste para que o pequeno coma, ele acaba influenciando negativamente nos sinais de saciedade do bebê.
Imagina só a confusão na cabecinha do pequeno quando seus pais insistem para que ele coma, mesmo sua barriguinha mostrando que já está satisfeito (mesmo que com duas colherada)?
E como identificar os sinais de saciedade do bebê?
O bebê pode demonstrar sinais de saciedade de várias formas, observe o “padrão” do seu bebê:
- Esticar os braços ou pedir colo;
- Fazer um “limpa” na bandeja usando os braços, jogando todos os alimentos para fora;
- Fazer não com a cabeça;
- Fechar a boca e se recusar a comer/explorar mais;
- Ficar quieto, sem interagir;
- Jogar os alimentos.
Uma dica de ouro para que você entenda melhor os sinais de saciedade do bebê:
E para que você saiba identificar os sinais de saciedade do bebê com mais nitidez, você pode ensinar o bebê a dar tchau para o papá.
Essa é uma estratégia muito boa e que ensino no meu Método Mamar, Comer e Nutrir.
Como é por aí os sinais de saciedade do bebê? Conta aqui nos comentários!