Dicas Introdução Alimentar

5 dicas para quem vai iniciar a Introdução Alimentar

A introdução alimentar é um momento marcante na vida do bebê e através dela será construída uma boa ou má relação com os alimentos e com o ato de comer. A informação e o apoio nesta fase são fundamentais para o sucesso da família em relação à introdução alimentar.

A maneira que os alimentos serão apresentados ao bebê possui grande influência. Por isso preparei 5 dicas para te ajudar a começar a introdução alimentar do seu bebê.

1. Mantenha a calma

Segurar a ansiedade e não gerar expectativas é muito importante para que você não fique frustrada, pois o bebê ainda não conhece outro alimento além do leite que ele toma desde o nascimento, por isso, poderá levar um tempo para que ele crie uma relação com os alimentos e comece a comer de fato.

2 .Enxergue tudo com a ótica do bebê

Isso gera empatia e se torna mais fácil entender os “porquês”, como por exemplo quando ele jogar a comida no chão na tentativa de descobrir o peso e trabalhar a coordenação motora.

3. Segurança do bebê

É fundamental que o bebê esteja preparado para começar a introdução alimentar e a recomendação é que se inicie após os 6 meses completos e os sinais de prontidão que são: sustentar a cabeça e pescoço, sentar sem apoio e alcançar objetos com as mãos. Após preenchidos esses requisitos, garanta que seu bebê irá comer sentado na cadeira de alimentação com o cinto de segurança.

4. Inclua o bebê nas suas refeições

Permita a interação com os alimentos. Antes mesmo de iniciar a introdução alimentar o bebê já pode ir se familiarizando com o momento das refeições ficando ao seu lado enquanto você come. O bebê precisa se sentir incluído nas atividades e rotina da casa por isso, comer juntos é muito importante.O mantra da introdução alimentarO mantra da introdução alimentar.

5. O mantra da introdução alimentar

Tenha sempre em mente que: o leite materno (ou fórmula quando o bebê faz o uso) é o principal alimento até 1 ano de vida. Com isto, você pode ter certeza de que ele não passará fome.

Eu sei como é desafiador educar nossos filhos em todos os sentidos e a educação nutricional é tão importante quanto qualquer outra. Quando o bebê tem a oportunidade de se familiarizar com os alimentos com autonomia e segurança, ele trabalha seu senso de autoconfiança e começa a construir hábitos saudáveis para a vida toda.

Lembre-se, ter informação de qualidade e muito apoio, podem ajudar nessa fase tão importante e desafiadora, conte sempre comigo para fazer com que passe por ela da melhor maneira possível.

Thayssa Roriz - Introdução Alimentar e Nutrição Infantil

Thayssa Roriz

Formada em nutrição, mãe do Cadu e da Cora, apaixonada pelo poder da transformação de uma introdução alimentar bem conduzida.

Gostou? Ajude esse post a chegar a mais famílias.

Você também pode gostar.

Deixe seu comentário ou dúvida aqui.